top of page

PALAVRA DO PASTOR

(Romanos 11:33) Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!

 

(Provérbios 2:6) Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento.

 

Estro do apoucado servo Balmir que da experiência derivada das provas, nunca perdeu o ligame para a contínua aprovação de Deus.

 

(I Tessalonicenses 2:4) Mas, assim como fomos aprovados por Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações.

Pastor Balmir

Em epítome da chamada, foi com vitupério indescritíveis e muitos percalços, do apresto. (Lucas 12:48) Mas o que não a soube, e fez coisas que mereciam castigo, com poucos açoites será castigado. Daquele a quem muito é dado, muito se lhe requererá; e a quem muito é confiado, mais ainda se lhe pedirá.

 

Na infância o Senhor já falava comigo, e o treinamento iniciou na Igreja Cristã Evangélica, pré-adolescência e mocidade até como líder, foi na Igreja Batista a qual aprendi muito, em seguida a Igreja Batista Avivada, onde recebi os dons.

 

Na trajetória ministerial, e antes do diaconato, evangelista, muitos sinais, em hospitais até mesmo completos, todos libertos com vários prodígios de Deus. Agregado, a milhares de conversões e em conseguinte, Pastor Itinerante, Co-Pastor e hoje titular. E em todo agudo, até ressurreições. (João 14:12) Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim, esse também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para o Pai.

 

No começo da IBEP, os acontecimentos foram tantos, quanto os de outrora. (Romanos 15:19) Pelo poder de sinais e prodígios, no poder do Espírito Santo; de modo que desde Jerusalém e arredores, até a Ilíria, tenho divulgado o evangelho de Cristo.

 

Por outro lado, glorifico muito a Deus pela família perfeita que me presenteou, em especial a verdadeira adjutora e sábia na edificação com grandeza do meu lar. (Provérbios 31:10,29) 10 Mulher virtuosa, quem a pode achar? Pois o seu valor muito excede ao de jóias preciosas. 29 Muitas mulheres têm procedido virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas.

 

Apesar dos 12 anos de refuta ao chamado, porém itinerante, o qual após asilar, o que foi um paradoxo; os percalços, e vitupérios, tem sido como temia, dos quais para o meu conhecimento, muitos Pastores atravessaram semelhantes situações e alguns até passaram para o Senhor de forma precoce, outros em sofríveis apoplexias ou enfermiços e também injúrias, perseguições e enxecos. (I Coríntios 4:12) E nos afadigamos,  trabalhando com nossas próprias mãos;  somos  injuriados,  e bendizemos;  somos  perseguidos,  e o  suportamos. (II Coríntios 4:9) Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos.

 

Quando devolver o que me foi confiado, poderei dizer. (II Timóteo 4:7) Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.

 

A bem do saber, não há nada prefigurado neste astro, que o Senhor já não esteja inteirado. (Isaías 45:6) Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro.

 

É profícuo afirmar que Jesus é impoluto, nesta lida; esse é apenas um dos seus predispostos. (I João 3:3) E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.

 

Quem tem esse legado esta assaz, arriba dos indoutos. (Provérbios 24:5) O sábio é mais poderoso do que o forte; e o inteligente do que o que possui a força.

 

Todo vivenciado pelo homem tem sua própria custa. (Gálatas 6:7,8) Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.

 

Quem persiste na claudicação, já não anda na perspectiva Celestial. (Hebreus 6:4 a 8) Porque é impossível que os que uma vez foram iluminados, e provaram o dom Celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo. E provaram a boa palavra de Deus, e os poderes do mundo vindouro, e depois caíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; visto que, quanto a eles, estão crucificando de novo o filho de Deus, e o expondo ao vitupério.  Pois a terra que embebe a chuva, que cai muitas vezes sobre ela e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção da parte de Deus; mas se produz espinhos e abrolhos, é rejeitada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada.

 

E Deus na espera do granjear, fornece a semente, por não predispor a sua Glória a ninguém. (Isaías 42:8 e 48:11) Diz: a minha glória não dou a ninguém.

 

Todo chamado precede de um preparo, que é a armadura para chegar onde Deus designou, sendo caracterizado pelo seu semear. E a qualidade da ceifa, por si só identificará o proficiente plantio. (II Coríntios 9:6) Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará.

 

Pr. Balmir Rodrigues da Cunha   

bottom of page